domingo, 8 de maio de 2011

A sexta entrevista de emprego do mês!



  
A sua sexta entrevista este mês
É a sua sexta entrevista este mês, isso porque você negou outras quatro entrevistas encaminhadas pela agencia de empregos, que insistem em te empurrar para outras áreas nas quais você não tem vocação ou que você não quer (manobrista, vendedor de moveis, secretaria de uma escola de francês, operadora de caixa numa quitanda, etc.) 
É uma empresa na qual você nunca ouviu falar. Fica num prédio que você nunca percebeu numa rua na qual você raramente passa. A secretaria está ao celular, onde é obrigada a desligar e adiar as fofocas da balada passada para te atender. Você se anuncia, ela parece surpresa ao você mencionar “candidato ao emprego tal” ou que fulano de tal te ligou e marcou uma hora. E você aguarda em média 20 minutos (isso é relativo, mas a tendência é sempre demorar mais). Quando a secretaria recebe um telefonema que soa monossilábico “– Manda ele entrar”. Ela te passa umas instruções mais ou menos assim – Olha, você pega o corredor a sua frente, vira na primeira a esquerda continua reto, vira para a segunda a direita, vai reto, e é a ultima sala de porta verde. E você sai naquele labirinto. Onde quase todos te examinam e poucos sorriem a você. Se você tiver sorte e não se perder (talvez isso faça parte da entrevista) você logo virá um homem na porta verde te aguardando. Ele te olha da cabeça aos pés, te dá um aperto de mão mais fraco e rápido da história, ele adentra a sala e senta. Nesse momento você não sabe se deve se sentar ou aguardar o consentimento dele. Quando ele finalmente te orienta a sentar. Ele, estrategicamente confirma seu nome, pega seu currículo em mãos. Se ele for minimamente correto somente seu currículo estará sobre a mesa neste momento. Alguns entrevistadores gostam de intimidar deixando “despropositalmente” currículos de outros candidatos em cima da mesa.  Ele então confirma todos os dados que você digitou no papel (como se você pudesse negar algum fato – mentira, por uma crise momentânea de honestidade súbita). Ele questiona algumas funções que você já exerceu. Logo se nota que ele não é do Departamento Pessoal. Ele faz perguntas diretas. Perguntas sobre as atividades. Ele é homem e não repara na sua mão, na sua camisa e se seu cinto combina com os sapatos. Nessa parte é mais fácil. Por que mulher sempre tem uma richa interna e até inconsciente com outras mulheres.  É uma prova menos a se encarar. Sempre a pergunta sobre a pretensão salarial. Nesse momento você fica em dúvida. Se jogar alto você pode perder a vaga, se jogar baixo, pode perder aqueles 200, 300, 400, 800 reais a mais que poderia receber. Bem, mas veja o lado bom. Se você passar nessa entrevista poderá ter a sorte de nem ter que encarar uma dinâmica no DP.
E quando o assunto termina você ouve que irão analisar melhor o seu currículo (mentira! Eles vão analisar você a partir deste momento) e qualquer coisa ligarão para você.  Ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário