terça-feira, 24 de maio de 2011

As empresas de recrutamento. Parte I







Tornou-se moda ou necessidade a existência e a consulta às empresa de recrutamento. Tanto da parte da empresa quanto do trabalhador.

De certa forma creio que seja mais fácil para ambos. Mas talvez não eficiente. Também para ambos.
Do ponto de vista da empresa existem diversas divergências. Algumas são reais por falta de esclarecimento, ou seja, uma boa conversa. Não são passados alguns pontos, algumas preferências. Ou se são passados são ignorados pelas agências recrutadoras. Cansei de ser encaminhada por agências e quando estou na entrevista sou recebida com um olhar descrente. Me encaminharam "às cegas" numa tentativa inútil de acertar o alvo no escuro. A empresa contratante necessita de alguém formado em Ciências Contábeis. E fez essa exigência. Ou não. Isso existe também. A empresa contratante "esquece" de passar todas as exigências então quem fica com cara de pastel e perde tempo e dinheiro somos nós: entrevistados.

Quando citei a necessidade de ser formada em Ciências Contábeis foi porque isso aconteceu comigo. Cheguei num edifício, oitavo andar, sala 803. A exigência era essa formação. A dona da empresa faltou me atirar pela janela. Eu precisei acalma-la. Disse-lhe que não haviam me informado dessa exigência e que se tivessem me avisado eu não teria perdido tempo e dinheiro indo até a empresa, até porque trabalhar nessa área também não me interessa. A vontade que eu tinha era de ligar na agência e soltar o verbo. Mas não fiz isso já que a dona dessa empresa disse que faria ela mesma. Aliás, eu era a terceira candidata que eles enviavam sem a tal formação exigida.

Mas eu fico aqui pensando: "Será que as empresas realmente passam tudo para as agências recrutadoras?"
Minha resposta sem embasamento científico é: "Não!"
Eu já cheguei a ser encaminhada por outra empresa para outra vaga e chegando na entrevista o dono da empresa queria alguém formado em ADM. Eu lhe disse que a moça da agência não mencionou isso e que se mencionasse eu com certeza não estaria ali. Saindo na empresa eu voltei na agência e conversei com a psicóloga que havia me encaminhado. Ela jurou que ninguém havia mencionado a exigência de ser ou estar cursando administração. E que ela ligaria naquele momento na empresa. E ligou. Na minha frente, e realmente alguém da empresa esqueceu de dar essa informação tão preciosa. Esqueceu? Ou achava que não era necessário?

Já cheguei a dar dicas nas agências onde procurei trabalho. Concordo que sair muitas vezes para procurar um mesmo emprego é frustrante. Mas mais frustrante ainda é ter que olhar para a feição desapontada dos deptos pessoais e RHs quando se deparam com um currículo que não atende as necessidades mínimas exigidas por eles. Então eu sugeri que os currículos fossem encaminhados pela própria agência recrutadora e que se avaliados e aprovados pela empresa fossemos então chamados para entrevista. Isso economizaria esse olhar de cara feia e muitas outras coisas. Pois nada garante que quando você chegasse na empresa encaminhado pela agência eles te atenderiam prontamente. Já aconteceu de eu me deslocar léguas até a agência, depois me deslocar léguas até a empresa para ali só deixar meu currículo e o encaminhamento para dois dias depois voltar lá para entrevista.

Então durante essas entrevistas eu perdi e inibição e passei a fazer perguntas também. Não é só a empresa que tem que decidir se me quer. Eu tenho que decidir se eu a quero também.

Não me arrisco mais a entrar num emprego onde exigiam algo que eu não pudesse ser ou ter.
Já me arrisquei, agora não mais. Não vale a pena.




2 comentários:

  1. Odeio agencia de recrutamento!!!!!!!!!
    Estou tão mais tão frustrada hje que prefiro nem expor a situação!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sou Acadêmico de Direito e fui fazer uma entrevista de estágio, e para minha maior surpresa de deparei com provas, testes lógicos e algumas horas de chá de banco. Normal, porém esses procedimentos tornam o objetivo da contratação (vaga) maçante e por muitas vezes a empresa que necessita do trabalhador acaba perdendo o mesmo sem ao menos conhecê-lo!
    São esdrúxulas algumas entrevsitas!

    Excelente post...

    ResponderExcluir