sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nós te ligaremos. [Ou não]

Continuando a falar sobre as peripécias que as empresas constumam fazer ...

Quando a empresa diz: Nós te ligaremos.
Na verdade essa frase deveria ser assim: Nós te ligaremos. Ou não.

Não entendo o porquê após alguma entrevista a pessoa insiste em dizer uma barbaridade dessas: Nós te ligaremos.
Ainda mais quando ela não tem autonomia pra decidir niente ... nem a marca do papel higiênico.
Isso só ajuda a causar mais frustração. No meu caso: raiva.
O certo seria a pessoa dizer: “Decidiremos sobre esta vaga até o final desta semana. Se não te ligarmos até terça-feira é porque não deu certo.” Ponto final. Morreu o assunto. Se não te ligarem até a bendita terça é por que você não foi o escolhido.
Pior também é quando garantem que vão te ligar. A vaga já está hipotéticamente preenchida por você (porque alguém lhe disse, óbvio, e não porque você simplesmente acha). Que sai feliz da vida e até arrisca a olhar vitrines. Ficam de ligar para combinar o primeiro dia de trabalho.  E não ligam. Passam dias e dias. Daí você fica sabendo que contrataram outra pessoa. Então, por que mentir dessa maneira?
Eles não têm obrigação alguma de te empregar mas também não precisar mentir dessa maneira. Não sei o que pode ser pior em se tratando de empresa: mentir ou se enganar. Porque pode ser que eles se enganaram por um momento. Ou se precipitaram ao te contratar. Não sei.
Não sei o que me causa mais prazer. Ser a primeira opção na contratação ou ser a segunda ou terceira opção depois que a(s) opção(ões) anterior(es) desistiu(ram).  Quando acontece isso a receptividade na empresa chega a ser outra. Eles querem que você fique. Agora é questão de honra. Adoro. E ainda dou uma esnobada ao telefone. Finjo que não sei qual é a empresa, etc. As vezes eu não lembrava mesmo, confesso.
A questão é que eu nunca disse que aceitaria um emprego e mudava de ideia sem dar um retorno à empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário