quarta-feira, 25 de maio de 2011

Maioria dos 40,2 milhões de assalariados em empresas não têm nível superior

Uma notícia dessa não me espanta. Aliás, me dá medo a longo prazo.
Primeiramente as pessoas não veem grandes motivos para investir num nível superior já que se elas avaliarem o custo/benefício vendo alguns colegas de trabalho saberão que eles não ganham tão mais assim. Ajuda muito, não a subir dentro de uma empresa, mas sim na hora de procurar um emprego qualquer.
Segundo, nível superior não é sinônimo de competência e inteligência. Fato. E em alguns cargos/funções realmente não é tão importante assim ter o tal curso superior. Melhor mesmo ter ética e profissionalismo. E vontade de aprender e fazer certo.
Terceiro ponto, essa banalização de que você só será alguém se tiver nível superior me aborrece. Conheço muitas pessoas inteligentes e cultas que não fizeram uma faculdade ou não ingressaram num MBA ou mestrado. Aí é questão de cultura mesmo. Da pessoa querer aprender. Também conheço muitas pessoas com nível superior que são verdadeiras antas.
Quarto ponto. Daí o governo e seus miquinhos amestrados lêem uma notícia dessa e resolvem avacalhar com o ensino superior (leia-se avacalhar mais ainda) abrindo mais vagas, abrindo mais faculdades sem a mínima condição ou preocupação com a qualidade. Eles devem pensar: “Vamos aumentar a quantidade e depois vemos o que se pode fazer na qualidade”. Então vemos pessoas formadas nas mais diversas áreas pecando no mais básico. Cometendo erros grotescos. Daí a culpa é apenas do professor. 
Se investissem num ensino básico de qualidade muitos problemas posteriores seriam resolvidos. E ensino básico de qualidade começa sim na formação de um bom professor, que por sua vez necessitou de um bom ensino básico. Essa boa formação acadêmica do professor é feita numa boa universidade. Uma universidade preocupada com a qualidade desse futuro professor. E não apena$ preocupada com número$ e quantidade de aluno$ matriculado$.
Então vemos os recrutadores e Deptos. Pessoais zombando de candidatos (muitas vezes com diploma de nível superior) que não sabem quanto são 3 dúzias e meia, quantos metros tem em 1 km, que não sabem calcular sem calculadora 25% de R$ 100,00.
Zombam com razão? Tenho algumas dúvidas.
Uma delas é: Será que eles mesmos saberiam? Será que o cargo a ser ocupado realmente necessita desse tipo de conhecimento? Não sei. Mas sei que investindo num ensino básico de qualidade essas zombarias acabariam.

Este texto foi baseado nesta notícia:
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/920581-mais-de-80-dos-assalariados-em-empresas-nao-tem-nivel-superior.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário