domingo, 29 de maio de 2011

Depto. Pessoal Incompetente

Numa empresa onde trabalhei o Depto. Pessoal era tão preguiçoso que tinha preguiça de digitar os avisos no Word, imprimir e colar nos editais. Ela (era uma mulher) escrevia à mão. Era tão tosco, uma empresa grande, com aqueles avisos escritos à mão. Por vezes com erros ortográficos gritantes. E como a empresa tinha vários editais (uns 5 no total) ela precisava fazer vários avisos à mão.
Ninguém podia com ela. Geralmente Depto Pessoal se acha acima de tudo e todos numa empresa.
Um dia acabei explodindo e falando o que devia e não devia. Oras, esse setor de trabalho havia me prejudicado.
Quando entrei, após algumas semanas de trabalho foi solicitado que eu começasse ir aos sábados. E fui. Entrava às 9h e saía às 15h.
Trabalhei 1 mês e meio e não recebi a hora extra. Ninguém me falou que eu precisava solicitar permissão do Depto Pessoal para fazer hora extra. E inclusive por duas sextas ela me ouviu dizendo e participou da conversa onde eu falava desse trabalho de sábado. Essas horas deveriam constar numa planilha à parte para eu poder recebe-las.
Outro problema foi que eu não sabia que a empresa teria que me dar o vale transporte desses sábados trabalhados. Eu só comecei a receber no terceiro mês de trabalho. Isso porque eu fui na sala da bonita solicitar (após um colega me instruir). Ela claro, sabia que isso era norma, mas como eu não tinha solicitado ela achou que eu não precisava.
Ainda outro erro foi quando um dia, no meio da tarde, uma inflamação da amidalas resolveu me visitar. Inflamou de uma hora pra outra, dando febre e tudo. Precisava de remédio. Mas não tinha mais que R$ 5,00 no bolso. Pedi para alguns colegas de trabalho e eles também não tinham nada. Resolvi apelar para a minha gerente. Quando pedi os R$ 15,00 emprestado para comprar os dois remédios ela fez uma cara assim de não entender e soltou essa: “Ué? Você extrapolou seu limite da farmácia??” Eu não sabia o que responder. Daí ela me perguntou porque eu não pedia pelo convênio. Que convênio??? – Perguntei eu. Eu já estava há sete meses na empresa e o Depto Pessoal nunca havia me falado nisso. Minha gerente me levou até o Depto Pessoal, deu uma esfregada na bonita. A bonita ficou sem jeito. Mas não se emendava.
Nessa empresa quando entrei não foi me passado várias coisas pelo Depto Pessoal, são essas coisas:
- Convênio com Farmácia
- Convênio Médico (havia 3 especialidades de médicos que atendiam os funcionários da empresa somente às quarta-feiras por um valor simbólico de R$ 30,00)
- A empresa oferecia café da manhã para quem chegasse até as 7h45min (eu só fiquei sabendo disso no terceiro mês. As pessoas me achavam metida porque não participava do café da manhã.
- A entrada de funcionários era feita por um portão lateral. E este era fechado exatamente às 8h. O que me causou transtorno no primeiro dia pois eu fiquei esperando a recepção abrir. Daí a recepcionista precisava de uma autorização para me deixar entrar. E lá se foram 20 min. E esse atraso é feio no primeiro dia. A bonita simplesmente esqueceu de me avisar sobre isso.
- As questões das horas extras
- As questões do vale transporte aos sábados e domingos
Isso comigo. Por que com outras pessoas ocorreram fatos diversos.
E olha, a mulher trabalhava nisso há quase 20 anos. Mais de 10 só nessa empresa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário