terça-feira, 28 de junho de 2011

As 12 perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego

Estas perguntas estão na cartilha dos recrutadores. Levante a mão quem nunca, numa entrevista de emprego, ouviu ao menos uma dessas perguntas cretinas.

Tem uma entrevista de emprego e não sabe o que vão perguntar? Nós daremos uma ajuda para saber o que [NÃO ?????] responder. Leia com atenção, treine e boa sorte!!

1. Fale sobre si.
Esta pergunta é quase obrigatória em uma entrevista de emprego e deverá ser muito bem praticada para uma resposta sucinta, direta e, acima de tudo, que valorize o seu perfil profissional.
# Não sei o que é pior. Se é escrever sobre si mesmo numa folha de papel ou falar sobre si mesmo frente a frente com o recrutador.

2. Quais são seus objetivos a curto prazo? E a longo prazo?
Seja específico e tente aproximar, de alguma forma, os seus objetivos aos da própria empresa. Respostas como "ganhar bem" ou "aposentar-se" são totalmente proibidas
# Mas também ficar falando em alavancar as vendas da empresa, melhorar o desempenho disso ou daquilo não é sincero. Afinal você ainda não conhece a empresa.

3. O que o levou a enviar o seu curriculum a esta empresa?
Aproveite esta deixa para demonstrar que fez o seu "trabalho de casa" e fale sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional. Naturalmente, para responder a esta pergunta, é preciso fazer previamente uma pesquisa sobre a empresa. Vá ao site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.
# Ou seja, não faça a besteira de chegar para uma entrevista sem te-la pesquisado no Google. E nem tenha a ousadia de responder: "Oras porque estou desempregado" ou "Oras, porque fica perto da minha casa". Sinceridade atrapalha.

4. Qual foi a decisão mais difícil que tomou até hoje?
O que é pretendido com esta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, e que tenham sido capazes de analisar alternativas e consequências e decidir da melhor forma.
# A sugestão é falar da decisão mais difícil no setor profissional. Mas tome cuidado. Porque se você falar de uma decisão que foi tomada por você erroneamente é possível que você tenha dado um tiro no próprio pé.
5. O que procura num emprego?
As hipóteses de resposta são várias: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.  # Procuramos várias coisas. Uma chance de mostrar nosso potencial, de aprendermos (por que não?) de nos superarmos ... várias coisas. Claro que procuramos estabilidade mas nunca fale isso. 
6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Um "não" a esta pergunta pode destruir por completo as suas hipóteses de ser o candidato escolhido, demonstre-se capaz de trabalhar por prazos e dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.
# Algumas pessoas não aguentam trabalhar sob pressão. Fato! Mas não convém falar isso numa entrevista de emprego. Diga um sonora SIM e dê os exemplos citados acima. Eu posso traduzir "dê exemplos de situações vividas"  em fale das vezes em que foi explorado. Como aquela vez que precisou, véspera de feriado, ficar na empresa até mais tarde fazendo um relatório simplesmente porque seu chefe esqueceu-se de pedi-lo no ia anterior. É um bom exemplo? Acho que não.                                                                                                                                                                                                               
7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
Esta é sempre das perguntas mais complicadas mas o que se espera é que o candidato saiba "vender" o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.
# Também acho uma das perguntas mais tontas. Como poderemos responder com eficácia se não conhecemos os outros candidatos? Queria ver a empresa responder isso: "Por quê eu deveria vir trabalhar aqui na sua empresa e não na empresa X?" Sabe o que eles provavelmente responderiam? Isso aqui óh: Por que fornecemos plano de saúde e plano de carreira. Simples.
8. O que você faz no seu tempo livre?
Seja sincero, mas sobretudo lembre-se que os seus hobbies e ocupações demonstram não só a capacidade de gerir o seu tempo, preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.
# A resposta acima quer dizer: Seja sincero, mas nem tanto. Entendeu? Não fale das festinhas madrugadas a dentro, das viagens de orgias e passeios na internet em sites para maiores de 18 anos.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
Aponte aquelas características universalmente relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.
# Sou seja, tudo aquilo que todo mundo responde diante de uma pergunta como esta.

10. E pontos negativos/defeitos?
Naturalmente que a resposta não poderá ser muito negativa, pois serão poucas as hipóteses para um profissional que diga ser desorganizado, desmotivado ou pouco cumpridor dos seus horários.
Assim, o truque é responder partindo daquilo que normalmente é considerado uma qualidade mas agravando-o de forma a parecer um "defeito". Ou seja, exigente demais, perfeccionista, muito auto-crítico, persistente demais, etc.
# Ou seja, você deve mentir nesse momento. E provavelmente se tornar uma vítima desse sistema opressor.

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não se queixe e, em caso algum, critique a empresa e respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior correrá o risco de o entrevistador achar que o mesmo pode acontecer no futuro relativamente aquela empresa.
# Imagina um ex funcionário sair falando mal da empresa??!! No fritar dos ovos sempre fazemos um balancete positivo. Eu pelo menos sim. Na empresa de representação que trabalhei eu aprendi a lidar com ideias conflitantes dos meus patrões (e talvez essa tenha sido uma das minhas maiores decisões mais difíceis - qual deles obedecer? Pelo meu bem e pelo bem da empresa ... ), mas que me serviu de aprendizado. Qual? Nunca trabalhar em empresa onde todos querem mandar, rsss. Brincadeira gente. Nunca falaria isso numa entrevista. Dá vontade .... 

12. Até hoje, quais foram as experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Seja qual for a sua escolha, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.
# "Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais". Ou seja, atrele à vaga de emprefo a qual está sendo entrevistado. Se é entrevista para tosador de pet shop fale dos contatos com animais, se é operador de telemarketing fale da satisfação em resolver problemas dos clientes, essas baboseiras todas. Se é representante fale das amizades com clientes. 



Estejamos sempre preparados para tais entrevistas. E principalmente para tais perguntas.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário