sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Maus vendedores parte II

Esta semana foi a treva!
Tenho uma festa de aniversário pra ir. Comprado o vestido me restou o sapato/sandália.
Eu que achava que o mais difícil seria o vestido! Amarga ilusão.
O vestido é bege com estampa verde, azul e lilás.
Pensei que uma sandália azul ou verde cairia bem. E fui atrás de uma na cidade onde moro.
Primeiramente visitei somente as vitrines para ter uma ideia de modelos.
Não sei vocês, mas todas as vezes anteriores as vendedoras sempre deixaram claro que alguns modelos vem pra loja em mais de uma cor.
Após olhar vitrine por vitrine resolvi adentrar nas lojas.
Na primeira a vendedora estava tão “empenhada” em fazer a venda que não fez questão alguma de mostrar qualquer outro modelo. Ela pegou apenas aquele que eu pedi. E mais: achou ruim quando pedi um número maior para provar.
Na segunda loja eu até achei uns modelos legais. Mas a vendedora foi enfática: as cores existentes são apenas as da vitrine! Então mesmo que eu gostasse do modelo de sandália X na cor salmão, não existiria a possibilidade de ter esse modelo na cor verde ou azul. Ela então me mostrou três modelos da vitrine que estavam na cor azul e me deu a opção: ou escolhe esses ou nenhum. Eram os que tinham.
Eu calço 35. Mas depende muito da “forma” do sapato. Da marca. Então oscila entre o 34/35/36. Eu sempre peço o 35. Acontece que às vezes é preciso pedir ou um número menor ou um número maior.
Finalmente pensei que tinha achado o sapato ideal. Dessas sandálias mais fechadinhas e tal. Azul. Só que o 36 ficou grande. Meus dedos mal apareciam. Quando pedi o 35 eu vi e ouvi a vendedora “bufar” e falar em seguida que provavelmente não tinha o número 35. E falou aquela frase secular “é um dos últimos pares...”. Como se isso fosse influenciar a nossa (minha) compra.
Tive que insistir para ela ir verificar se havia ou não o número 35. Ela foi. E claro, não tinha. Claro por quê? Oras, está na cara que ela em vez de ir verificar no estoque ficou na cozinha tomando café. Ou ela não queria fechar a venda ou achou que eu iria levar o número 36 mesmo.
O que aconteceu? Eu não levei.
Mostrei depois na vitrine mais uns 8 modelos de sandálias que eu gostei e disse pra ela que aceitava nas cores: verde, azul, branco e bege. Nem mesmo assim eu comovi a vendedora. Sai de lá desolada.
Ela foi enfática: só tinham as cores da vitrine!
Oxi... que parte de "só tem as cores da vitrine" que eu não entendi? O.o
Por fim na quarta e última loja encontrei uma vendedora simpática e querendo vender.
Escolhi alguns modelos. Ela me informou que provavelmente alguns deles só teriam na cor da vitrine, mas que outros teriam em outra cor e ela precisaria verificar que outra cor seria essa. Descrevi mais ou menos o modelo que eu queria e ela trouxe 4 sandálias conforme minha descrição. Nem consigo descrever a emoção que senti. Quase um orgasmo.
Sai de lá super feliz com minha sandália nova. E satisfeita.
Ah! Convém dizer aqui que todas as lojas que visitei são lojas top! E dificilmente não teriam em estoque algum modelo como eu sugeri. Nas cores que eu precisava!